
O Grupo de Estudos e Pesquisa em Inovação no Ensino de Ciências (GEPIEC), ligado ao Lapadi, desenvolve estudos sobre os processos de inovação didático-pedagógica nas educação em ciências que se dá em espaços educacionais formais e não formais. Para isso, temos utilizado obras e ideias que tratam de cultura, transformação social e educação crítica, oriundas de diferentes áreas do conhecimento, tais como História Social, Sociologia e Educação.
Linhas de pesquisa:
- Inovação didática e curricular: objetiva estudar o processo de planejamento e implementação de práticas inovadoras e propostas curriculares relacionadas com o ensino de ciências. Busca compreender as situações de tentativa de inovação educacional colocadas em ação nos espaços de educação formal e não formal, em situações reais de atuação de professores, gestores educacionais e educadores científicos.
- Inovação e inclusão escolar: busca compreender o processo de inclusão de alunos de grupos minoritários na Educação Básica e no Ensino Superior, a partir de suas relações com as necessárias adaptações curriculares e das práticas educacionais. Neste sentido, busca compreender os meandros do processo inclusivo nas dimensões macro (políticas públicas), meso (escolas) e micro (sala de aula), seja no planejamento de ações, como na implementação destas.
- Aprendizagem e interações face a face em sala de aula: objetiva investigar os processos de ensino e aprendizagem de ciências nas situações de sala de aula, nos encontros face a face entre alunos e entre alunos e professores, sob a perspectiva cognitiva-epistemológica, didático-epistemológica, socioemocional e emancipatória.
- Tecnologias digitais e ensino de ciências: investiga o uso das tecnologias digitais em contextos reais de ensino de ciências. Para isso, pautando-se em referenciais teórico-metodológicos centrados no planejamento e implementação de atividades de ensino, busca compreender as motivações e razões pedagógicas para a escolha de recursos tecnológicos no ensino e, além disso, compreender os resultados de aprendizagem obtidos ao longo dos processos de ensino-aprendizagem em que tais recursos são utilizados.
- Educação em Astronomia e práticas inovadoras: tem como objetivo investigar práticas inovadoras no ensino de Astronomia na Educação em Espaços Formais e Não Formais, além de buscar analisar e acompanhar o Estado da Arte na Educação em Astronomia.
- Divulgação científica e a formação docente e de divulgadores: tem o intuito de analisar os aspectos comunicacionais e curriculares, assim como aspectos relacionados com as visões de ciência, envolvidos na integração entre a divulgação científica e a formação de educadores para os espaços formais e não formais.
Membros do grupo de pesquisa:
Prof. Dr. Márlon Caetano Ramos Pessanha – Coordenador
Profa. Dra. Nilva Lucia Lombardi Sales – Coordenadora
Profa. Dra. Ana Lúcia Brandl
Profa. Dra. Carla Regina Costa
Profa. Ma. Bruna Soares de Araújo
Profa. Ma. Harumi Adriane Hiraichi
Profa. Ma. Luciana Batista
Prof. Alexandre Galetti
Profa. Aline da Silva Santos
Prof. André Longo de Faria
Prof. André Luis Cachova do Nascimento
Prof. Fernando Moreira
Prof. Gabriel De Souza Costa Silva
Profa. Larissa Sozo
Prof. Leonardo Silva de Oliveira
Prof. Lucas Corrêa Rodrigues
Prof. Luis Gustavo Zanetti
Profa. Marisa Isabel Remedi
Prof. Matheus da Silva
Prof. Pedro Vinícius Tasso
Prof. Valmir Galvão Fragozo
Prof. Vinicius Silva Santos
João Pilla
Guilherme Gaona
Guilherme Soldan Oliver
Lucas Boldrini de Oliveira
Wesley Daniel Porto Chimello D’Aflita
Colaboradores do grupo de pesquisa:
Profa. Ms. Gabriela Brito Ortelan – colaboradora
Profa. Ms. Leticia Zago – colaboradora
Prof. Ms. Rodrigo de Almeida Simon – colaborador
Prof. Ms. Tiago Nadim Ginebro – colaborador