V ENENF (2021)

28 de junho de 2021 a 1º de julho de 2021

PROGRAMAÇÃO:

Segunda-feira (28/06/2021)

18:45 – 19:00 – Abertura do ENENF
19:00 – 20:30 – Palestra “Centenário de Paulo Freire e suas contribuições para a educação” – Prof. Dr. Sandro de Castro Pitano (UCS)
Link da transmissão

Terça-feira (29/06/2021)

19:00 – 20:30 – Mesa redonda “Formação de Professores de ciências na perspectiva freireana”
– Profa. Dra. Simoni Tormohlen Gehlen (UESC)
– Profa. Dra. Juliana Rezende Torres (UFSCar)
– Mediador: Gessio Mori Neto (Pet Licenciatura em Física)
Link da transmissão

Quarta-feira (30/06/2021)

19:00 – 20:30 – Mesa redonda “Caminhos para o ensino de Física em uma perspectiva freireana”
– Profa. Dra. Cristiane Muenchen (UFSM)
– Profa. Dra. Alice Helena Campos Pierson (UFSCar)
– Mediadora: Mariana Vieira Santos (Pet Licenciatura em Física)
Link da transmissão

Quinta-feira (01/07/2021)

19:00 – 20:30 – Mesa redonda “O ensino de Física Moderna e Contemporânea na perspectiva freireana”
– Profa. Dra. Nilva Lúcia Lombardi Sales (UFSCar)
– Prof. Dr. André Ary Leonel (UFSC)
– Mediador: Caio Zuanetti Nogueira (Pet Licenciatura em Física)
20:30 – 20:45 – Encerramento do V Encontro de Ensino de Física da UFSCar, Campus São Carlos
Link da transmissão


RESUMO DAS ATIVIDADES:

Palestra “Centenário de Paulo Freire e suas contribuições para a educação”
– Prof. Dr. Sandro de Castro Pitano (UCS): Serão abordadas contribuições de Paulo Freire e sua atualidade para a educação com base em cinco dimensões: 1. dimensão epistemológica, com ênfase no processo de construção do conhecimento e na conexão de saberes; 2. dimensão tecnológica, considerando a crítica ao tecnicismo e a tecnologia como um meio; 3. dimensão social, problematizando a Pedagogia do Oprimido na atualidade brasileira e mundial; 4. dimensão política, analisando a educação para a formação de sujeitos sociais (cidadania) e 5. a dimensão profissional da docência, considerando aspectos como criatividade, coerência e competência na prática pedagógica, bem como a formação permanente na e para a docência.

Mesa redonda “Formação de Professores de ciências na perspectiva freirana”
Profa. Dra. Simoni Tormohlen Gehlen (UESC): Serão apresentados alguns elementos que constituem a estruturação de currículos críticos na perspectiva de Paulo Freire, em processos de formação continuada de professores realizados na região da Costa do Cacau, Sul da Bahia.
Profa. Dra. Juliana Rezende Torres (UFSCar): Serão apresentados alguns elementos que constituem a estruturação de currículos críticos na perspectiva de Paulo Freire, em processos de formação inicial de professores realizados na UFSCar campus Sorocaba.

Mesa redonda “Caminhos para o ensino de Física em uma perspectiva freireana”
Profa. Dra. Cristiane Muenchen (UFSM): Pretende-se dialogar sobre os caminhos para o ensino de Física, a partir de um olhar epistemológico e de práticas no contexto dos Três Momentos Pedagógicos enquanto estruturante de currículos críticos.
Profa. Dra. Alice Helena Campos Pierson (UFSCar): Experiências freireanas na construção do conhecimento científico – diálogos da física escolar e o mundo do trabalho, um estudo realizado no ensino médio noturno em uma escola pública de uma cidade de porte médio do interior de São Paulo.

Mesa redonda “O ensino de Física Moderna e Contemporânea na perspectiva freireana”
Profa. Dra. Nilva Lúcia Lombardi Sales (UFSCar): A inserção de temas de Física Moderna e Contemporânea na Educação Básica e um ensino de física guiado pela problematização e dialogicidade a partir das ideias de Paulo Freire, são temas que têm sido discutidos entre pesquisadores do Ensino de Física há algumas décadas. Muitas experiências articulando essas duas perspectivas já estão presentes na literatura. Nesta mesa pretendo, a partir de um panorama destas pesquisas, discutir sobre as possíveis conexões do Ensino de Física Moderna e Contemporânea com as perspectivas freireanas para o Ensino de Física. Além disso, também espero ampliar essa discussão para a formação de professores a partir de pesquisas e atividades extensionistas com as quais tenho me envolvido nos últimos anos.
Prof. Dr. André Ary Leonel (UFSC): Desde o século passado, pesquisas têm chamado atenção para a importância dos tópicos relacionados à Física Moderna e Contemporânea (FMC), para o entendimento do desenvolvimento tecnológico e suas implicações na vida da sociedade. Por mais que haja um consenso na área de pesquisa em Ensino de Física sobre a necessidade da inserção desses tópicos no currículo da Educação Básica, ainda há um enorme descompasso entre o desenvolvimento científico e tecnológico vivenciado atualmente e os conteúdos abordados em sala de aula. Nesta mesa, pretende-se dialogar sobre os desafios relacionados ao Ensino de FMC na Educação Básica e refletir sobre oportunidades a partir das ideias de Paulo Freire.


COMISSÃO ORGANIZADORA:

Coordenação Geral: Márlon Pessanha
Comissão de finanças: Gabriel de Souza e Vítória Castro
Comissão de comunicação e divulgação: Gessio Mori Neto, Gustavo Soares, Luan Pinheiro e Mariana Vieira
Comissão de programação: Augusto Nascimento, Caio Zuanetti, Eduardo Rocha, Julia Pinheiro, Luan Pinheiro, Mateus Macário e Tamara Grigoletto


REALIZAÇÃO:

Laboratório de Projetos e Atividades Didáticas – DME/UFSCar
Programa de Educação Tutorial – Licenciatura em Física

APOIO:

Secretaria Geral de Educação a Distancia da UFSCar
Departamento de Metodologia de Ensino – UFSCar
Pró-Reitoria de Extensão da UFSCar
Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)